quarta-feira, 9 de abril de 2014

DER inicia restauração da RJ-145 com asfalto borracha

Rodovia estratégica receberá serviços de terraplanagem e drenagem, além de sinalização

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), vinculado à Secretaria de Obras, iniciou a restauração de mais uma rodovia estadual, utilizando a técnica de pavimentação com asfalto borracha, reconhecida e premiada internacionalmente. A RJ-145, importante via localizada na Região do Médio Paraíba, passa por obras de recuperação, com implantação de acostamentos e terceira faixa no trecho compreendido entre Belvedere, distrito de Barra do Piraí, e o entroncamento com a RJ-147, em Valença.

O trecho reformado, que tem 32,50 quilômetros, é o principal meio de ligação do município de Valença com a Via Dutra.
Nesta primeira etapa, aproximadamente cem homens trabalham em dois turnos, de segunda a sexta. Os esforços estão concentrados na execução dos serviços de drenagem, terraplenagem e aplicação da primeira camada de sub-base. De acordo com o órgão estadual, os serviços de pavimentação com asfalto borracha serão iniciados dentro duas semanas.

Para atender a pavimentação da RJ-145, a usina móvel foi instalada em Volta Redonda, a quase 30 quilômetros do canteiro de obras. O maquinário utilizado reúne caminhões, retroescavadeiras, pás-mecânicas, escavadeiras hidráulicas, moto-niveladoras, rolos de compactação e caminhões pipa.

Engenheiro do órgão e responsável pela administração da 12ª ROC (Residência de Obras e Conservação), que abrange a cidade de Barra do Piraí e municípios vizinhos, Alexandre Lima ressaltou a importância da intervenção para o crescimento da região.

- A restauração deste trecho da RJ-145 alavancará o crescimento de Valença. A via é o principal acesso ao município e recebe intenso tráfego de veículos por dia - explicou o engenheiro responsável.

A RJ-145 tem 108 quilômetros de extensão, ligando o distrito de Passa Três, no município de Rio Claro, ao distrito de Manoel Duarte, no município de Rio das Flores.