quinta-feira, 18 de julho de 2013

DER-RJ planeja utilizar novo material para produzir asfalto borracha

Tecnologia foi usada na pavimentação da RJ-122, entre Guapimirim e Cachoeiras de Macacu

Premiado pela utilização do asfalto borracha na pavimentação da RJ-122, entre Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, o DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem) planeja desenvolver uma inovadora tecnologia para aplicação do asfalto ecologicamente correto com sistema de massa morna. A grande diferença neste novo método é a utilização de água e não de produtos químicos na composição dos agregados.

Nesta quarta-feira (17/7), o órgão da Secretaria de Obras – que superou concorrentes do mundo inteiro na categoria Melhor Gestão de Obras, justamente pelo caráter sustentável e ecológico do projeto – recebeu um especialista no assunto, o engenheiro suíço Andreas Bierdemann.

Um dos grandes benefícios da tecnologia apresentada pela empresa suíça Ammann, detentora da técnica para aplicação do asfalto borracha, é a preservação do ecossistema. Ao utilizar água no lugar dos componentes químicos, o impacto sobre o meio ambiente será reduzido consideravelmente, além garantir uma grande economia sobre o custo final dos projetos.

Não será a primeira vez que o DER-RJ utilizará a aplicação de massa morna na pavimentação das rodovias estaduais. Desde 2007 o órgão já vem utilizando o método, empregado pela primeira vez na RJ-140, no trecho entre Cabo-Frio e São Pedro D’Aldeia. A diferença agora é a aplicação do asfalto borracha, tecnologia recém-empregada na pavimentação da RJ-122, com o novo método de massa morna e água na composição dos agregados.

O processo não demandará grandes mudanças nas usinas de asfalto borracha, uma vez que serão necessárias apenas algumas adaptações para que o novo sistema possa ser implantado. A qualidade e durabilidade dos compostos serão mantidas.
-->