sexta-feira, 24 de junho de 2011

Inspeção nas obras da Rio-Santos é iniciada


A juíza federal Maria de Lourdes Coutinho esteve (1º)em Angra dos Reis, comandando uma inspeção judicial nos trechos da rodovia Rio-Santos (BR-101), onde existem obras atrasadas ou que precisem de revisão e manutenção. Maria de Lourdes decidiu fazer a inspeção após o processo judicial contra o Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes) impetrado pela prefeitura de Angra dos Reis, no ano passado. Na ação, a prefeitura denunciou que órgão por não cumprir a ordem judicial para concluir as obras em dezembro - um ano após a tragédia que atingiu o município.
A juíza inspecionou 13 pontos da Rio-Santos onde foram feitas obras de emergência no ano passado. Os técnicos do município que acompanharam a inspeção concordaram que, de fato, as obras prometidas pelo Dnit foram concluídas, mas que faltam complementações em alguns trechos, sem que isso comprometa a segurança da rodovia. Os seis trechos restantes serão inspecionados no dia 16, e a conclusão da juíza será divulgada ao final da inspeção.

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A ação judicial contra o Dnit foi impetrada pelo prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB), em janeiro de 2010. Até o fim do ano, contudo, não houve consenso nas negociações entre o município e o Dnit. O superintendente regional do Dnit, Marcelo Cotrim, explicou que as obras na Rio-Santos sofreram atraso por causa das chuvas do fim do ano passado. Ele assegurou que as obras discutidas nas audiências na Justiça Federal estão prontas.

- Além das obras de emergência, estão sendo orçadas obras de contenção em diversos outros pontos da Rio-Santos. O edital de licitação das obras preventivas deverá ser publicado em no máximo 30 dias - afirmou Cotrim.
O superintendente garantiu ainda que a Rodovia Rio-Santos estará livre de problemas com deslizamentos de terra nas chuvas do próximo verão, afirmando que serão executadas obras preventivas de contenção de encostas em 42 pontos da rodovia.
- Os projetos de engenharia dos 42 trechos - sete a mais do que os previstos anteriormente - estão praticamente prontos. Eles serão levados para a sede do Dnit em Brasília para aprovação e liberação de recursos. Vamos começar as obras o mais cedo possível para que a rodovia não volte a sofrer com deslizamentos de terras no próximo verão - disse o superintendente.


Setran retoma obra na rodovia do Acará

Depois de um protesto que interrompeu a Alça Viária na terça-feira, os serviços de manutenção da rodovia de acesso à cidade de Acará, no nordeste do Pará, foram iniciados ontem, com a chegada das máquinas da empresa contratada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran). A secretaria fará a recuperação da antiga estrada, que tem uma extensão de 34 quilômetros, desde a Alça Viária até a sede do município.

As obras deveriam começar na manhã de terça-feira, mas a manifestação impediu a chegada das máquinas e dos trabalhadores. As máquinas rasparam os trechos que estavam com lama e buracos para nivelar e retirar o material irregular. Na sequência, as pás mecânicas carregaram piçarra para refazer o revestimento primário e oferecer trafegabilidade imediata na rodovia.

Após a obra emergencial, a Setran informa que vai retomar a construção da rodovia denominada Perna Sul, iniciada em junho de 2009, no governo anterior, tendo como responsável pelo contrato a empresa Delta Construções Ltda. Durante quase dois anos, a empresa construiu apenas seis quilômetros, com revestimento primário, que já está se esgotando.

Ouro trecho até o rio Itapecuru foi apenas aberto, mas não recebeu revestimento e não pode ser utilizado por veículos. A ponte de metal que deveria ser construída sobre o rio ficou na fase inicial, com apenas um módulo colocado.

Como a ponte de metal não foi concluída, os usuários da estrada precisam arriscar a vida atravessando o rio Itapecuru por uma velha ponte de madeira que está prestes a desabar. Por causa das péssimas condições da rodovia, até a linha de ônibus explorada pela empresa Boa Esperança foi suspensa.

APÓS AS ELEIÇÕES...

Moradores da área, como o agricultor Ivair Oliveira de Jesus, informaram que o ritmo da obra desacelerou logo após as eleições de outubro do ano passado, que definiu o novo governante do Estado. “Eles só vinham para cá, mas quase não trabalhavam e depois a empresa foi retirando as máquinas até parar de vez o serviço”, lamenta Ivair.

O secretário estadual de Transportes, Francisco Melo, convocou os diretores da empresa Delta para uma reunião nesta quinta-feira, para definir se a empresa vai continuar ou desistir de fazer o restante da rodovia de acordo como foi contratada. A obra está orçada em R$ 46 milhões. (Diário do Pará)

Salvador escolhe transporte sobre trilhos para a Copa de 2014

Sem definição sobre metrô ou monotrilho, o sistema será alimentado por BRT e ônibus convencional



Bahia anuncia escolha de modal de transporte público (crédito: Elói Corrêa/Secom)


Karlo Dias - Salvador

Dois meses de estudo, sete propostas diferentes, e algumas dúvidas quanto ao modal, este foi o resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o sistema de mobilidade urbana que será implantado em Salvador até a Copa de 2014.
O sistema escolhido para cumprir a primeira etapa do programa que vai interligar o município de Lauro de Freitas e Salvador será multimodal, feito através de um sistema estruturante, de 22 km sobre trilhos. A linha sairá do aeroporto, passará pela paralela chegando à estação Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. Não se sabe, no entanto, se o veículo utilizado será metrô ou monotrilho.
Paralelo a isso, serão utilizadas linhas de BRT nas vias alimentadoras, como as avenidas Pinto de Aguiar, Dorival Caymmi, Jorge Amado e Orlando Gomes, que ligam a Paralela à Orla de Salvador, além do ônibus convencional.
O anuncio oficial foi feito pelo secretários Zezéu Ribeiro, de Planejamento, e Ney Campello, da Copa, durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (21).
“A PMI encerrada hoje não aponta um vencedor. As informações coletadas farão parte dos critérios que serão estabelecidos no Termo de Referência, que será divulgado nos próximos 45 dias”, disse Ribeiro.
Além disso, serão realizadas audiências públicas. "A partir do termo serão estabelecidas as diretrizes do edital de licitação ou das licitações, a depender do que se estabeleça”, afirmou o assessor especial da Secretaria de Planejamento, Alberto Valença, que coordenou o Grupo de Trabalho que atuou durante a PMI. A expectativa do governo é que o processo licitatório seja concluído até 30 de dezembro e a obra seja entregue no início de 2014.
Elementos como custo dos projetos, tempo médio de viagem, velocidade média, projeção dos custos de passagens, malha de cobertura do sistema, não foram questionados ou avaliados durante a apresentação. “Temos um rico material apresentado pelas empresas, vamos aproveitá-lo para definir como será o projeto final elaborado pelo governo”, falou Ribeiro. O secretário não respondeu quem vai elaborar o projeto e quais serão as diretrizes.
Quanto ao modelo de gestão, o secretário destacou que será uma gestão única e integrada, que também administrará o atual sistema de metrô que liga a estação da Lapa à Rótula do Abacaxi. Sobre o formato da concessão, no entanto, nada foi abordado. Das sete propostas apresentadas, sabe-se que algumas apostam no modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
O custo das propostas gira em torno de R$ 2,6 bilhões e R$ 3 bilhões. Em uma primeira etapa, elas atenderiam às necessidades de mobilidade para a Copa de 2014, mas, em um segundo momento, seriam ampliados para atender à demanda de toda a cidade, com possibilidade de atingir áreas como Pirajá, Cajazeiras e Subúrbio Ferroviário. O projeto de mobilidade urbana contará com investimentos de R$ 570,3 milhões, já disponíveis pelo Ministério das Cidades por meio do PAC Copa, e mais R$ 2,4 bilhões do PAC da Mobilidade Urbana.
Após o anuncio oficial, representantes do governo do estado se reuniram com a prefeitura de Salvador para discutir as peculiaridades de cada projeto. Nos bastidores, há indicativos de que não há concordância quanto as definições do modal. 

Índio da Costa perde a carteira em blitz da Lei Seca


POR PEDRO DE FIGUEIREDO
Rio - O candidato à vice-presidência da República na chapa de José Serra nas eleições de 2010, o empresário Índio da Costa, teve sua habilitação retida por se recusar a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Operação Lei Seca realizada no Leblon, Zona Sul do Rio, na noite desta quarta-feira. Conforme explicou, ele estava indo para a casa da namorada, quando foi parado pelos agentes na Av. Bartolomeu Mitre por volta das 23 horas. Índio disse que se recusou a fazer o teste porque teria bebido vinho durante o almoço.
"Eu não sei quanto tempo o álcool fica no sangue, mas me sentia bem para dirigir. No Detran, deixei claro que havia tomado vinho no almoço. Eu parabenizo o trabalho da Operação Lei Seca e fiquei muito feliz em ver a atuação dos agentes", justificou.
A carteira de habilitação de Índio da Costa foi retida e o empresário teve que acionar um taxista para conduzir o carro.

Ex-jogador Leonardo se recusa a fazer teste do bafômetro em blitz da lei seca

Rio de Janeiro (Folhapress) - O tetracampeão Leonardo, 42, atual técnico da Inter de Milão, teve a carteira de habilitação apreendida na madrugada de hoje, após se recusar a fazer teste do bafômetro. Ele foi parado em uma blitz na rua Marquês do Paraná, em Niterói, região metropolitana do Rio.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Governo, o Golf do ex-lateral foi liberado porque apresentou outro motorista para conduzi-lo.
Ainda de acordo com a assessoria, Leonardo ficará com a carteira apreendida por cinco dias, terá que pagar uma multa de R$ 957,70 e ainda responder a um processo administrativo no Detran.
Neste mês de junho, dos 16.294 motoristas abordados na Operação Lei Seca, 3.688 foram multados, 737 veículos foram rebocados e 1.859 motoristas tiveram a carteira de habilitação apreendida. Os agentes realizaram 14.379 testes com o etilômetro. Desse total, 97 condutores sofreram sanções administrativas e 11, criminais.

Acidente na Rodovia Niterói-Manilha deixa uma pessoa morta e uma ferida

Motorista de carro perdeu o controle da direção, atravessou a mureta central e colidiu contra veículo em Neves. Feriado também começou com vítimas em outras estradas

A saída para o feriado de Corpus Christi começou com pelo menos oito acidentes que deixaram quatro mortos e 12 feridos nas principais rodovias do Rio de Janeiro. Os acidentes registrados ocorreram entre o fim da noite de quarta-feira e o começo da manhã de quinta, na Rio-Santos (BR-101 Sul), na Via Dutra (BR-116), no trecho Niterói-Manilha da BR-101, na Washington Luís (BR-040) e na Ponte Rio-Niterói.
Um deles, com vítima fatal, aconteceu no trecho Niterói-Manilha, durante a madrugada de quinta-feira. O motorista de um Honda Fit, que seguia na pista sentido Niterói, atravessou a mureta de divisão das pistas e colidiu contra um Vectra que seguia no sentido contrário. Identificado apenas como Jeferson, de 58 anos, teve o corpo arremessado a cerca de 30 metros e morreu na hora. Já o motorista do Vectra sofreu ferimentos leves, sendo atendido no local e liberado em seguida.
De acordo com a Concessionária Autopista Fluminense, que administra a via, com o impacto, o carro de Jeferson foi arremessado no canteiro da pista sentido contrário, sendo removido no início da manhã.

Sem retenções -
O grande movimento esperado nas estradas e rodovias  para a quinta-feira acabou não se concretizando. Quem deixou para viajar quinta-feira não enfrentou retenções e encontrou, inclusive, estradas bastante vazias. Na Ponte Rio-Niterói, na BR-101 e na Alameda São Boaventura, sentido Rodovia RJ – 104, o tráfego seguiu normal nos dois sentidos. Na Via Lagos, o fluxo de veículo era de 9 mil, também sem retenções.
A PRF divulgará balanço geral do número de acidentes na segunda-feira, último dia de retorno dos motoristas. A previsão é que haja uma redução no número de desastres em relação ao ano passado.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mudanças no trânsito no centro de Duque de Caxias RJ

A partir do dia 28/02, a Prefeitura de Duque de Caxias decidiu restringir o tráfego de caminhões no Centro comercial entre as 6h e 9h.


Blog Alberto Marques – O objetivo é evitar engarrafamentos provocados por acidentes ou obras em acessos como Av. Brasil, Rodovia Washington Luiz, Rodovia Presidente Dutra e Linha Vermelha. A medida entra em vigor na próxima segunda (28).
Assim, veículos de carga só terão permissão para circular nos dias úteis depois das 9 horas, nas Avs. Brigadeiro Lima e Silva, Expedicionário José Amaro (sentido Centro), Tancredo Neves (sentido Centro), Av. Presidente Vargas, Rua Albino Imparato (sentido Centro), Av. Nilo Peçanha (sentido Centro), Dr. Manoel Teles (sentido Centro), Rua Bento Manoel (sentido Centro), Av. Dr. Manoel Reis (sentido Centro), Viaduto Brigadeiro Eduardo Gomes (Centenário), Viaduto Francisco Corrêa (Paulo Lins) e Av. Governador Leonel Brizola (antiga Presidente Kennedy).
O motorista flagrado descumprindo a determinação será multado em valores médios de R$ 85 e perderá quatro pontos na Carteira de Habilitação.

Preços de pedágio ano 2011 estradas de RJ e SP

Pedágios
(os valores referem-se a automóveis apenas no sentido consultado)
Rodovia
Denominação e KM
Localidade
Valor em R$
SP-310
Rodovia Washington Luiz, km. 398
Catiguá
SP-310
Rodovia Washington Luiz, km. 346
Agulha
SP-310
Rodovia Washington Luiz, km. 282
Araraquara
SP-310
Rodovia Washington Luiz, km. 216
Itirapina
SP-310
Rodovia Washington Luiz, km. 181
Rio Claro
SP-330
Rodovia Anhanguera, km. 152
Limeira
SP-330
Rodovia Anhanguera, km. 118
Nova Odessa
SP-065
Rodovia Dom Pedro I, km. 110
Itatiba
SP-065
Rodovia Dom Pedro I, km. 80
Atibaia
SP-065
Rodovia Dom Pedro I, km. 26
Igaratá
BR-116
Rodovia Presidente Dutra, km. 165
Jacareí
BR-116
Rodovia Presidente Dutra, km. 88
Moreira César
BR-116
Rodovia Presidente Dutra, km. 318
Itatiaia
BR-116
Rodovia Presidente Dutra, km. 207
Viúva Graça
BR-116
Rodovia Rio-Teresópolis, km. 133
Pierre Berman
RJ-116
Rodovia RJ-116, km. 49
Cachoeiras de Macacu

Distância aérea em linha reta entre Cardoso e Nova Friburgo: 803 km

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Operação “Lei Seca” completa três anos

A lei o único objetivo de preservar a vida
Da Redação
“A Lei da Vida não veio a tempo de salvar a minha filha, mas agora está aí cumprindo brilhantemente o seu papel e livrando milhares de famílias da violência no trânsito”, declarou a mãe, Maria Helena Rabelo Portugal, ao parabenizar o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) pelo aniversário, no dia 19 de junho, de três anos da Lei Seca (11.705/08).

A Lei Seca, que não escolhe marca, cor e ano do veículo, nem vai pela raça, classe social e status, já salvou mais de cinco mil vidas por não tolerar a mistura bebida e direção. A lei tem um único objetivo: o de preservar a vida.

“Esta é uma lei que resgata a civilidade do trânsito brasileiro e tem contribuído expressivamente para a redução dos índices de lesões e mortes nas estradas de todo país. Tenho certeza que o otimismo, a união, a conscientização e muito trabalho continuam sendo combustíveis indispensáveis pela vitória da vida. Este é um momento de celebração”, enfatizou o autor da lei, deputado Hugo Leal.

O Brasil ocupa a quinta posição mundial em quantidade absoluta de fatalidades no trânsito. Os acidentes nas estradas de todo país matam 40 mil pessoas todos os anos, o que representa 26,5% dos óbitos da população. Mais da metade dessas mortes tem causas associadas ao uso de álcool e entre os jovens esses números são ainda mais alarmantes: 32,4% da classe mais produtiva do país é vítima da violência no trânsito.

Faz parte desta estatística uma história que chocou toda região serrana. No dia 14 de julho de 2007 duas jovens foram tragicamente mortas em Petrópolis. Mirela Rabelo Portugal, que essa semana completaria 26 anos, e a amiga Daniela Cristina Costa Nery, que teria atualmente 35 anos, estavam saindo de uma casa noturna quando foram violentamente atingidas por um carro desgovernado e em alta velocidade. O condutor estava alcoolizado. As jovens morreram na hora.

Maria Helena, mãe de Mirela, é apenas uma de milhares de outras pessoas que apóiam a lei: “Essa é a verdadeira lei da vida, que zela pelos nossos filhos, amigos, conhecidos. O jovem, que estava bêbado não acabou apenas com a vida da minha filha e a da amiga. Ele matou duas famílias”, disse a escrivã, informando ainda que o caso está na 1ª Vara Criminal de Petrópolis e que este ano, o acusado vai a júri popular.

A divulgação desses números serve de alerta e orientação para os poderes executivos dos municípios, estados e União do país no momento em que o mundo está mobilizado pela Década de Ações pela Segurança no Trânsito, que tem a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa tem como meta reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2020.



A Lei

Conhecida popularmente de “Lei Seca”, proíbe o consumo de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos. Em três anos, a lei que alterou o Código de Trânsito Brasileiro já provocou uma mudança de hábitos da população brasileira e é motivo de comemoração ou, melhor, como o parlamentar costuma dizer, de “celebração da vida”.

Ponte de Lajeado deve ser concluída em agosto

No início da tarde desta sexta-feira,17, o governador Siqueira Campos, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, vistoriou as obras da Ponte Gabriel Marques Siqueira Campos, que liga as rodovias TO-010 e Nicota Pires - TO-445.

Durante a inspeção, Siqueira Campos cumprimentou os técnicos responsáveis pela obra, além dos operários que estavam no local. Em entrevista coletiva à imprensa, o governador destacou a importância da obra para a dinamização do transporte e escoamento da produção local e anunciou mais investimentos em outras pontes pelo Estado. “Essa ponte integra diversas regiões do Estado e do Brasil. Por aqui devem passar todas as pessoas que vem do Norte do País. Outro ponto é que essa região será uma das que mais produzirá alimentos no mundo. Essa ponte ajudará a escoar essa produção e sem dúvida facilitará a vida das pessoas que aqui residem”, destacou.

Segundo a engenheira fiscal de Obras de Artes Especiais, da Superintendência de Construção Rodoviária, da Secretaria da Infraestrutura, Lucilene Vilela Pereira, a obra, iniciada em dezembro de 2009, deve ser concluída em agosto deste ano. Porém, a inauguração da ponte dependerá da conclusão dos acessos à obra. Conforme a Secretaria de Infraestrutura do Estado esta etapa deve ser concluída até novembro deste ano.

Sobre a obra

Sobre a construção, a engenheira fiscal enfatiza que nessa obra está sendo utilizado o que há de mais inovador e seguro referente à construção de pontes no Brasil. A engenheira explica ainda que, após sua inauguração, a ponte tem um prazo de 10 anos para a realização de sua primeira manutenção e uma vida útil de mais de 100 anos. “Nesta ponte não há limitação quanto à altura ou peso dos veículos que nela podem trafegar, porém, motoristas e, em especial, empresas de transporte, devem respeitar a legislação quanto aos limites de cargas tolerados nas rodovias para garantir uma maior durabilidade da obra”, pontua.

A ponte Gabriel Marques Siqueira Campos vai integrar as regiões Oeste, Nordeste e Centro-Norte do Tocantins a Palmas. A obra está sendo erguida sobre o Rio Tocantins, entre as corredeiras do Lajeado e do Funil Grande. A ponte liga as rodovias TO-010 e Nicota Pires -TO-445 e tem 609,12 metros de extensão. A obra está orçada em R$ 100.631.032,75 e gerou mais de 340 empregos diretos.

Porto Nacional

Questionado sobre a ponte de Porto Nacional, o governador explicou que esta deve tornar-se uma espécie de ornamento e que outra deve ser construída tão logo os recursos sejam liberados pelo Governo Federal. “Espero que a presidente Dilma autorize a construção dessa ponte, pois todas elas são pontos de integração para o Brasil”, disse o governador. (Angelica Mendonça/Secom)

Rodovias Tietê tem prejuízo de R$ 1,058 milhão em 2010

A Rodovias do Tietê, concessionária do Corredor Marechal Rondon Leste, fechou 2010 - seu primeiro exercício completo de cobrança de pedágio - com prejuízo líquido de R$ 1,058 milhão, ante perda de R$ 3,911 milhões em 2009, quando a administradora de rodovias ainda estava na fase semioperacional. A receita líquida da empresa alcançou R$ 172,412 milhões no ano passado, sendo 85% do total representado pelo faturamento na cobrança das nove praças de pedágio do trecho sob sua responsabilidade.

O grupo controlador da Rodovias do Tietê, formado pela Cibe, Opway e Leão&Leão, venceu o leilão do trecho da rodovia em outubro de 2008, mas só passou administrar as rodovias em abril de 2009 e a receber pelos pedágios no final daquele ano. O lance vencedor foi de R$ 517 milhões, sendo 20% pagos à vista e os restante em 18 parcelas mensais. Ao final do exercício de 2010, a companhia somava endividamento de R$ 449,472 milhões, composto por notas promissórias com vencimento em junho de 2011. No início deste mês, a administração da concessionária aprovou a emissão de R$ 484,2 milhões em notas promissórias comerciais, em três séries, destinados a quitar o principal, juros e encargos da primeira emissão.

A companhia assumiu o compromisso de investir R$ 1,3 bilhão em obras de ampliação, sinalização, recuperação e serviços para monitoramento do tráfego nos 406 quilômetros de rodovias sob sua administração no prazo de 30 anos da concessão. O trecho da concessionária abrange 24 municípios do interior paulista: Agudos, Anhembi, Areiópolis, Bauru, Bofete, Botucatu, Campinas, Capivari, Conchas, Elias Fausto, Hortolândia, Itatinga, Jumirim, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Monte Mor, Mombuca, Pereiras, Piracicaba, Rio das Pedras, Rafard, Salto, São Manuel e Tietê.

Trecho da Dom Pedro, em Itatiba, recebe obras de nova base do SAU

Por: Assessoria de Imprensa Rota das Bandeiras
A Concessionária Rota das Bandeiras acaba de iniciar as obras de implantação de uma nova base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) na Rodovia Dom Pedro I (SP-065). A estrutura se localiza no km 111 da pista norte da rodovia (sentido Anhanguera), em Itatiba.
O novo SAU está sendo construído em uma área com 400 m² e oferecerá uma infraestrutura especial de apoio ao usuário do Corredor Dom Pedro, que poderá esclarecer dúvidas sobre sua viagem e terá à disposição água, café, sanitários masculino e feminino, sanitário acessível para pessoas com deficiência e fraldário. Também serão oferecidas três vagas cobertas de estacionamento no local.
A estrutura também garantirá mais agilidade no atendimento prestado pela Rota das Bandeiras porque está sendo construída em um ponto estratégico da rodovia, sendo a base para os veículos operacionais da Concessionária, como viaturas de resgate e guinchos leves e pesados.
Outro ponto de destaque na construção é o conforto oferecido aos próprios integrantes da Concessionária, que vão contar com sanitários exclusivos, cozinha e dormitório.
De acordo com o cronograma de obras da Rota das Bandeiras, o novo SAU será entregue até o próximo dia 30 de setembro. No momento, as obras se encontram na fase de terraplenagem e implantação da drenagem. Até o final deste mês de junho, serão iniciados os trabalhos de pavimentação e edificação da base.

Outras bases
No contrato de concessão firmado com o governo do Estado também está prevista a construção de outras duas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário.
As bases serão instaladas no km 158 da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Artur Nogueira; e no km 14 da Rodovia Romildo Prado (SP-063), em Itatiba, próximo a interseção com a Rodovia Engº. Constâncio Cintra (SP-360).  
Além das novas estruturas, as três bases do SAU atualmente existentes na Rodovia Dom Pedro I estão em reforma. Desde fevereiro deste ano, a Concessionária executa a reforma das bases do km 75, em Atibaia, e do km 139, em Campinas.
As duas bases, remodeladas, serão entregues durante o segundo semestre e terão como novidade sanitários acessíveis para pessoas com deficiência, fraldário e vagas cobertas de estacionamento para os usuários, além de copa, área de descanso para os médicos e rampa para lavagem das viaturas.
A terceira base atualmente em reforma localiza-se no km 22 da Dom Pedro, em Igaratá, e o cronograma de obras prevê a conclusão do trabalho até o final do ano.
As intervenções executadas pela Rota das Bandeiras para ampliação e reforma das bases do Serviço de Atendimento ao Usuário integram o pacote de investimentos da Concessionária, que destinará R$ 1,2 bilhão em obras de manutenção e modernização do Corredor Dom Pedro somente até 2015.
O Corredor Dom Pedro é formado pela Rodovia Dom Pedro I e pelo Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), além de trechos da Rodovia Professor Zeferino Vaz, entre Campinas e Mogi Guaçu; da Engº Constâncio Cintra, entre Itatiba e Jundiaí; e da Romildo Prado, entre Itatiba e Louveira.

Autoescolas do Estado do Rio de Janeiro serão avaliadas

Empresa visitará instituições de ensino de trânsito sem aviso prévio e criará ranking com as melhores unidades

A partir da segunda semana de julho, os profissionais da Bureau Veritas Quality International (BVQI) — empresa certificadora reconhecida mundialmente – começarão a visitar as autoescolas do estado com o objetivo de avaliar o desempenho de cada uma e, assim, criar um ranking das melhores instituições de ensino de trânsito no estado. Na última quinta-feira (16/6), em reunião no Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ, o Detran apresentou a 301 diretores e proprietários de autoescolas os parâmetros de qualidade que serão observados durante a avaliação.

Todas as 525 autoescolas atualmente credenciadas receberão os profissionais da Bureau Veritas sem agendamento prévio. O trabalho se estenderá por três meses — 175 visitas por mês. Em parceria com o Detran, foram estabelecidos seis parâmetros de avaliação: estrutura física; recursos tecnológicos e didáticos; recursos humanos; documentação; procedimentos; e indicadores qualitativos. A autoescola que não obtiver 60% de aprovação terá um prazo de dez dias para enviar um plano de ação de reestruturação. No projeto de certificação ainda está prevista uma revisita às autoescolas que apresentarem mais problemas. O ranking ficará pronto em dezembro.

Segundo a diretora de Habilitação, Janete Bloise, neste primeiro momento, as autoescolas não serão descredenciados caso deixem de atingir a marca de 60%. A ideia é, além de criar um padrão para as autoescolas, estabelecer um modelo de fiscalização que passará a ser aplicado pelo Detran.

- Não se trata de fiscalizar. Este trabalho não bloqueia nem descredencia nenhuma autoescola. Porém, mais à frente, irá nortear nossa fiscalização. Portanto, isso é um padrão a ser perseguido por todos nós - explicou Janete, durante a reunião.

Os itens de avaliação foram estipulados a partir da Resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito e da Portaria 4162 do Detran, que estabelecem normas para o credenciamento das autoescolas. Cada parâmetro se desdobra em vários outros. No caso de estrutura física, por exemplo, serão observados a acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência física, a sala de recepção, secretaria, sanitários, fachada. Quanto aos recursos humanos, será avaliada a formação dos instrutores, entre outros. Índice qualitativo inclui estatísticas de aprovação dos candidatos a motoristas matriculados na autoescola e aprovados nas provas prática e teórica de direção.

- A pretensão é que as autoescolas conquistem uma espécie de ISSO - resumiu Janete Bloise.

Para criar os parâmetros de qualidade, a Bureau Veritas também fez algumas visitas a autoescolas. O trabalho começou em janeiro, depois de a empresa francesa, com atuação em 140 países, vencer concorrência pública aberta pelo Detran. Atualmente, a multinacional conta com 40 mil colaboradores em todo o mundo.

Participaram da reunião com diretores e proprietários de autoescolas o coordenador de Educação do Detran, Jorge Moreno; o diretor da Divisão de Aprendizagem, Antônio de Pádua; o coordenador técnico da Bureau Veritas, Paulo Freire; o gerente do projeto Refor, Gerson Augusto da Silva; o chefe da CNH, Wagner Augusto Barrella; e o diretor da Megamídia, Márcio Lima.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Corregedoria do Detran prende candidato a motorista e seu instrutor

Reprovador no teste de direção, tentou reverter decisão oferecendo R$ 300

Agentes da Corregedoria do Detran prenderam, na manhã desta sexta-feira (17/6), na área de exames práticos de direção da Ilha do Fundão, o candidato a motorista Luiz Gonzaga de Souza e o seu instrutor, Ricardo Teodoro Oliveira, da autoescola Dois Irmãos. Depois de reprovado no teste e ainda dentro do carro da autoescola, o candidato disse aos seus dois examinadores que, para mudar a decisão de ambos, havia no porta-luvas do veículo R$ 300. Perguntado sobre quem lhe sugerira esta conduta, Luiz Gonzaga apontou para Ricardo Teodoro. Os dois, presos em flagrante, foram encaminhados para a 21ª DP (Bonsucesso) onde estavam prestando depoimento no início da tarde.

DER-RJ libera tráfego na RJ-238

Ponte continua interditada, mas desvio construído pelo DER garante a circulação de veículos

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) conseguiu liberar as variantes nas proximidades da Ponte do Canal de Tocos, em Ururaí, em Campos dos Goytacazes. Com isso, o tráfego está liberado nesta via estadual, também conhecida na região como Estrada dos Ceramistas, graças ao desvio construído pelo DER-RJ. A ponte continua interditada, já que as vigas metálicas que sustentam a estrutura estão sendo submetidas a estudos técnicos. A liberação do tráfego aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (17/6), normalizando o fluxo de chegadas e saídas entre o trevo da Estrada do Carvão até o trevo da RJ-216 (conhecido como Patrulha Rodoviária).




Neste momento, os esforços estão voltados para a análise dos danos causados, e no futuro servirão de base para os estudos que definirão as obras de reparo da ponte. A ponte foi construída há décadas pela prefeitura local, que posteriormente repassou a responsabilidade administrativa DER, por ser compreendida dentro de uma rodovia estadual. A RJ-238 possui 12 quilômetros de extensão, ligando a BR-101, na altura da localidade de Ururaí, à localidade de Donana, ambas no município de Campos dos Goytacazes.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dnit e PRF esclarecem a duplicação da BR - 135

Proposta pelo deputado Eduardo Braide (PMN), a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta quarta-feira (14) para ouvir os esclarecimentos do superintendente regional do Departamento Nacional de Trânsito e Transporte (Dnit), Gerardo de Freitas Fernandes, e do representante da Polícia Rodoviária Federal, José Luiz, sobre as obras de duplicação e a segurança de trafegabilidade nas BRs 135, 222 e 316. A reunião foi presidida pelo deputado Raimundo Louro, presidente da Comissão.
O tema principal da reunião girou em torno da duplicação da BR 135, no trecho entre Estiva e Bacabeira, (conhecido como a ‘BR da morte’).
Os deputados pediram informações sobre todos os aspectos que envolvem a obra de duplicação, desde o projeto, licitação, custos, eventuais problemas durante a execução (como logística e desapropriação, entre outros) até o prazo para execução.
Prevista para ser iniciada em outubro deste ano e com dois anos para ser executada, a obra de duplicação da BR-135 custará, inicialmente, R$ 290 milhões.
De acordo como o superintendente do Dinit, Gerardo Fernandes, a etapa de habilitação para as empresas participarem da licitação será concluída no dia 21 de junho. Na ultima semana de junho será entregue, em Brasília, para a continuidade do processo licitatório.
Ainda de acordo com Gerardo Fernandes, caso o processo da primeira etapa da licitação transcorra dentro da normalidade (estourado o prazo de cinco dias para recursos das empresas participantes), as obras de duplicação da BR 135 serão iniciadas em outubro deste ano, com pleno andamento a partir de 2012.
O projeto de duplicação da BR 135, que vai até Miranda, está dividido em três lotes e apenas o primeiro trecho, entre Estiva e Bacabeira, está incluído no PAC2 e com recursos garantidos para o exercício 2011. Os outros dois trechos que completam a duplicação da BR estão previstos apenas para o exercício 2012.
Os deputados disseram que vão se mobilizar e buscar apoio da bancada federal maranhense e dos senadores para que garantam os recursos para os outros dois trechos ainda para o exercício 2011, dentro do PAC 2.
DIFICULDADES
Os parlamentares questionaram as principais dificuldades para a execução da obra num trecho reduzido como o Campo de Perizes.
Além do período de chuvas, Gerado Fernandes apontou alguns problemas que podem gerar contratempos na execução da obra, tais como as desapropriações de propriedades dos moradores de Perizes de Baixo, principalmente por conta da valorização dos imóveis com a chegada da Refinaria Premium, em Bacabeira; o congestionamento causado pelo tráfego de máquinas e caminhões que utilizarão a própria BR 135;
o tempo para o aterramento do terreno, que é de solo mole, que será de aproximadamente de seis meses recebendo sobrepeso para que o solo fique firme; licença dos órgãos ambientais para a retirada de brita. Segundo ele, a produção de brita reduz o custo, mas atrasa a execução da obra.
SEGURANÇA
No quesito segurança os parlamentares questionaram a falta de sinalização e o alto número de lombadas ao longo das rodovias. As barreiras da polícia militar em estradas federais também foram alvos de questionamentos.
“Ainda não conseguimos resolver a questão das placas de sinalização, tendo em vista a grande quantidade de roubo. No campo de Perizes, foram colocadas 40 placas informando o perigo de acidentes no trecho ao longo da estrada. Hoje não temos cinco placas dessas”, disse Gerardo Fernandes.
Ele explica que algumas lombadas são irregulares, mas que o Dnit é obrigado a fazer por conta das manifestações que interditam as estradas e só liberam após a garantia de que serão construídas.
De acordo com o representante da PRF, José Luís, o patrulhamento e as barreiras nas rodovias federais são de exclusividade da PRF e que não existe nenhum tipo de acordo com o governo quanto a autorização de barreiras pela PMMA.
CONSERVAÇÃO
Os deputados pediram explicações do Dnit sobre a má conservação das estradas que cortam o Estado, e comparam a qualidade das rodovias do Maranhão com outros Estados, como o Pará, que tem uma excelente malha viária.
Para o superintendente do DNIT, a explicação está no solo e no material empregado para a pavimentação. “ Em algumas regiões, como a Baixada, o solo é mole. Outro problema é o tipo de pavimento usado no maranhão que em sua maioria é utilizada areia- asfalto, que não suporta o grande fluxo de veículos de carga pesada.
CONSIDERAÇÕES
Para os deputados Eduardo Braide e Raimundo Louro, a reunião foi bastante produtiva e alcançou seu objetivo que foi esclarecer aos deputados os principais pontos sobre os projetos do DNIT para as rodovias que cortam o Maranhão, principalmente sobre a duplicação da BR 135.
“A reunião foi esclarecedora, onde tivemos noticias positivas como a garantia do Dnit de que o edital de licitação para o primeiro trecho da BR 135 será concluído no dia 21 de junho, com inicio das obras previsto para outubro deste ano.
Braide destacou ainda outra boa notícia dada por Gerardo Fernandes, de que as obras de recuperação do trecho de Campo de Perizes serão concluídas antes das obras de duplicação. “O importante é que tudo isso vire realidade e que os maranhenses não continuem sendo vítimas de acidentes em nossas estradas”.
O superintendente Gerardo Fernandes destacou a importância da reunião e o apoio da Assembleia Legislativa para a execução das obras. Ele destacou ainda o Contrato de Recuperação e Manutenção (Crema), que vai melhorar a qualidade das rodovias maranhenses, que hoje contam com 80% em estado regular e 20% em estado crítico e ruim.
Além dos citados, participaram da reunião, os deputados Hélio Soares(PP), Carlos Amorim (PDT), Léo Cunha(PSC), Gardênia Castelo(PSDB), Cleide Coutinho(PSB), Jota Pinto(PR) e Neto Evangelista(PSDB).

Rodovia deve ficar pronta no mês de novembro


As regiões do Cariri, Centro-Sul e Sertão Central serão as principais beneficiadas com nova via estadual
Juazeiro do Norte Mais dois, dos quatro trechos que formam a Rodovia Padre Cícero, devem ficar prontos até julho deste ano. Ficam entre Distrito de Lima Campos, em Icó, a Orós, e de Caririaçu ao Distrito de Lavras, em Lavras da Mangabeira. Um deles já foi entregue pelo Governo do Estado, entre Solonópole e Banabuiú. O trecho que ainda está em obras é o que liga Orós a Solonópole, que poderá ficar pronto em novembro deste ano. É o maior deles, com 63 quilômetros, e que está com 50% das obras concluídas. Os trabalhos foram iniciados em 2009, com a perspectiva de redução de quilometragem do Cariri até a Capital em cerca de 90 quilômetros.

A Rodovia Padre Cícero possibilitará o escoamento da produção pesqueira e da agricultura, principalmente nos trechos das regiões Sertão Central, Centro-Sul e Cariri. Além disso, facilitará a comercialização da pesca de Banabuiú até o Distrito de Lima Campos e Orós.

Segundo o gerente de Obras do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Francisco Quirino Rodrigues Ponte, a finalidade da rodovia é interligar os polos de desenvolvimento e escoamento da produção local e regional, além do turismo religioso na cidade de Juazeiro do Norte.

Ele afirma que os trechos que interligam Caririaçu ao Distrito de Mangabeira, em Lavras da Mangabeira, de 47 quilômetros, e Lima Campos a Orós, de 20 quilômetros, já estão construídos, restando apenas a sinalização vertical nessas áreas para serem inauguradas. O gerente disse que ainda não há data definida para a inauguração, já que o calendário fica a cargo do Governo do Estado.

O único trajeto a ter as obras de asfaltamento concluídas deve ter sua finalização em novembro deste ano, segundo o DER. O asfaltamento foi feito até o Distrito de Nova Floresta, em Jaguaribe. De acordo com Quirino, as obras estão dentro do previsto. Ele justifica pequenos atrasos por conta da quadra invernosa. O único trecho que obteve apenas a restauração foi o que liga Lima Campos a Orós.

Duas opções
A nova rodovia poderá ser alcançada a partir de Quixadá, onde o condutor terá duas opções: seguir pela BR-116 ou continuar pela CE-060 (para quem já vem desde Fortaleza), pegando o primeiro trajeto da Padre Cícero, que liga Banabuiú à Solonópole, inaugurado há cerca de dois meses. O próximo trecho liga Solonópole à Orós, que ainda falta ser concluído, e depois vai até Lima Campos.

Segundo o gerente do DER, 10º Distrito, Luiz Salviano de Matos, a partir desse trajeto, há uma passagem por Cedro, com acesso pela BR-230, que interliga o trecho seguinte, de Caririaçu, que vai até o Distrito de Mangabeira.

A reivindicação da rodovia passando pelo Cariri é antiga. A população da pequena Caririaçu festeja a conquista sonhada há mais de duas décadas.

Os projetos de piscicultura e a agricultura serão os grandes beneficiados. Além disso, conforme o prefeito da cidade, Edmilson Leite, será uma oportunidade de desenvolvimento do comércio e o surgimento de novos empregos. Além de serem construídas pousadas na cidade para os turistas, principalmente os que vão visitar Juazeiro, que preferirem um clima mais ameno da serra. A obra na cidade, diz o prefeito, é sinônimo de desenvolvimento para uma localidade que antes vivia "encostada". O Município de Caririaçu tem uma das festas religiosas mais prestigiadas da região, a Festa de São Pedro, dentro do calendário das festas juninas do Cariri. O investimento nesse trecho é de R$ 38 milhões. Os trabalhos no local foram iniciados em outubro do ano de 2009.

De acordo com o DER, além de auxiliar no escoamento de produção, realizado atualmente pela rodovia CE-060, a obra trará melhores condições de trafegabilidade para os motoristas, promovendo um deslocamento mais seguro e confortável, inclusive melhorando o acesso ao Estado da Paraíba, para os motoristas que se deslocam para lá, passando pelo Município de Lavras da Mangabeira.

Os recursos para a obra são do Tesouro Estadual e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram utilizados em serviços preliminares e auxiliares drenagem, pavimentação, obras d´arte correntes, obras d´arte especiais, a agora a sinalização (horizontal e vertical) em mais dois trechos, proteção ambiental e outros. O DER, órgão vinculado à Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), executa e fiscaliza as obras.

Desenvolvimento
Além de Caririaçu e Lavras da Mangabeira, também serão beneficiados os Municípios de Aurora e Granjeiro, no Cariri. As vias asfaltadas facilitarão o escoamento da produção agrícola nessas localidades. Para a cidade de Caririaçu, que será uma das mais beneficiadas com o desvio, o prefeito Edmilson Leite classifica como uma nova fase de desenvolvimento.

A rodovia CE-385, que liga Caririaçu ao Distrito de Quitaiús e este à BR-230, também irá beneficiar o setor produtivo. Este trecho irá auxiliar no escoamento de produção realizado na rodovia CE-060, a obra trará melhores condições de trafegabilidade para os motoristas, promovendo um deslocamento mais seguro e confortável, inclusive melhorando o acesso à Paraíba, para os motoristas que se deslocam para lá, passando por Lavras da Mangabeira.

Elizângela santosRepórter

MAIS INFORMAÇÕESDepartamento de Edificações e Rodovias (DER), Rua Rodolfo Teófilo, 10, Centro, Crato (CE)
Telefone: (88) 3102.1224

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Detro fecha segunda-feira com recorde de ônibus regulares recolhidos

Fiscais apreendem 89 veículos nos terminais do Rio e da Baixada Fluminense

A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) apertou o cerco contra as empresas de ônibus intermunicipais, registrando o recorde de 88 veículos recolhidos e mais de cem infrações aplicadas. As principais irregularidades encontradas foram mau estado de conservação, alteração de característica, documentação irregular e falta de adesivo com o telefone da ouvidoria do órgão.


Tiveram veículos apreendidos as empresas Expresso Mangaratiba (sete), Cruzeiro do Sul (sete), Vera Cruz (seis), Limousine Carioca (seis), Viação 1001 (cinco), Fabios (cinco), Ponte Coberta (quatro), Jurema (quatro), Vila Rica (quatro), Rio Ita (quatro), Nilopolitana (três), São José (três), Nossa Senhora do Amparo (três), Linave (dois), Trell (dois), Coesa (dois), Costeira (dois), Reginas (dois), Ingá (dois), Flores (um), Rio Minho (um), Santa Terezinha (um), Nossa Senhora da Penha (um), Santo Antônio (um), União (um), Macaense (um), São Francisco (um) e Evanil (um).


Ainda tiveram carros somente multados as seguintes empresas: Beira-Mar (cinco), Coesa (dois), Cidade do Aço (dois), Linave (um), Trell (um), Jurema (um), Limousine Carioca (um), Braso Lisboa (um), Flores (um), Santa Terezinha (um), Costa Verde (um), Nilopolitana (um), São Francisco (um) e Vera Cruz (um). Além disso, na rodoviária Novo Rio, a operação Boi Fujão flagrou um veículo da Viação 1001 que voltou a circular sem autorização.

Na capital, os fiscais atuaram na rodoviária Novo Rio e nos terminais da Praça XV, Alvorada, Nilo Peçanha, Menezes Cortes e Jardim de Alah. Já na Baixada Fluminense, foram apreendidos ônibus em São João do Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Combate à pirataria segue em todo o estado

Paralelamente às operações para garantir a qualidade nos serviços prestados pelas empresas de ônibus regular, o Detro seguiu com as ações para coibir o transporte de passageiros nas principais vias de acesso do estado. Hoje, 25 veículos foram encaminhados ao depósito público. O local com maior número de apreensões foi Itaboraí (três carros, duas vans e uma Kombi), seguido de Magé (quatro carros de passeio e uma van) e Unamar (cinco carros). Em Tribobó foram três carros e uma Kombi. Em Seropédica, os fiscais retiraram de circulação duas vans. As equipes ainda recolheram um carro de passeio em Itacuruçá e uma Kombi em Coroa Grande.
 

domingo, 12 de junho de 2011

Transporte de Manaus para a Copa de 2014 é considerado crítico em relatório da Caixa

A capital amazonense tem a situação mais complicada no caso da mobilidade urbana. Documento aponta que Monotrilho e BRT devem ficar prontos apenas em abri de 2014.
[ i ] O Governo do Estado programou a construção de 20,2 quilômetros de monotrilho em Mananaus.
Brasília, 10 (Agência Estado) - Cinco das 12 cidades que serão sedes da Copa de 2014 estão com o calendário das obras para transportar torcedores e turistas tão atrasado que nem sequer assinaram contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF). Do total de investimentos planejados para as chamadas "obras de mobilidade urbana", apenas uma capital, Belo Horizonte, pode afirmar que começou a tirar os projetos do papel e a usar o dinheiro que será empenhado (no caso da capital mineira, a previsão é que sejam R$ 65,8 milhões)
Manaus tem a situação mais complicada no caso da mobilidade urbana para a Copa. Com 20,2 quilômetros de monotrilho e mais 23 quilômetros de BRT programados, a capital do Amazonas entrou oficialmente em alerta crítico, segundo avaliação que está em um documento coordenado pelo Ministério do Esporte.

A previsão oficial de conclusão do monotrilho entre a região norte e o centro da cidade, ligando a rodoviária, a área dos hotéis e o estádio, é que a obras só deve ficar pronta em abril de 2014.

Além disso, as obras enfrentam restrições do Ministério Público, e tanto a licitação como o financiamento para as obras estão suspensas por recomendação dos procuradores.
Segundo dados da CEF, as duas obras iniciadas em Belo Horizonte são a construção de vias exclusivas para ônibus nas avenidas Antonio Carlos e Pedro I e o Boulevard Arrudas-Tereza Cristina.

Documento de acompanhamento das obras da Copa indica que mais da metade das intervenções previstas na rubrica de mobilidade urbana (56%) já sofreu atrasos no seu cronograma, sem contar com o caso de Manaus, claramente o mais problemático segundo esse relatório.

Os investimentos públicos no Mundial de futebol que o Brasil organizará daqui a três anos somam quase R$ 24 bilhões, incluindo estádios, aeroportos e portos. Metade desse valor, R$ 11,8 bilhões, será gasto nas obras de mobilidade urbana.

Conclusão: a apenas sete meses do prazo final fixado pela presidente Dilma Rousseff para o início de todas as obras - dezembro deste ano -, até agora só foi investida a irrisória porcentagem de 0,5% do dinheiro prometido.

Veículos Leves
As obras dos corredores de BRT (do inglês Bus Rapid Transit), faixas preferenciais, veículos leves sobre trilhos (VLT) e monotrilhos são as que consumirão a maior fatia do dinheiro público a ser gasto na Copa do Mundo de 2014.

Levantamento feito pela reportagem nas bases de dados da Caixa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo financiamento do BRT do Rio de Janeiro, mostra que cinco cidades não assinaram contratos de financiamento (Manaus, Recife, Fortaleza, Natal e Brasília).

Além das duas obras de Belo Horizonte, o governo registra o início de mais três obras, mas que ainda não tiveram desembolsos de dinheiro público: o BRT do Rio de Janeiro, a Via Mangue, em Recife, e o Corredor Mário Andreazza, em Cuiabá.



Vícios Insanáveis
O Ministério Público Federal também apontou problemas em projetos e licitações realizados por Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

No caso da capital federal, os procuradores encontraram "vícios insanáveis" na licitação para a construção do VLT, segundo apontam em relatório oficial.

Para Luiza Gomide, diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, o transporte de torcedores e turistas é, de longe, o maior e mais caro desafio da organização do evento. "As obras de mobilidade urbana são o grande problema da Copa, o problema mais difícil e que leva a maior fatia dos recursos públicos", avalia ela. "Os municípios e Estados estão trabalhando, mas é inevitável que os projetos e as obras sejam mais complexos do que o esperado, por causa das intervenções urbanas", completou.

A diretora reafirmou que o prazo para o início das obras é dezembro deste ano, conforme orientação dada pela presidente Dilma Rousseff a governadores e prefeitos em reunião recente em Brasília.

Detentos vão trabalhar em obras do Maracanã e do Arco Metropolitano


Detentos vão trabalhar em obras do Maracanã e do Arco Metropolitano

Convênio com a Cedae, para utilização da mão de obra de presos, foi renovado pelo Estado
O governador Sérgio Cabral assinou, nesta sexta-feira (10), a renovação do convênio com a Cedae para a utilização de mão de obra e qualificação de detentos. Durante o evento, o vice-governador se secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, anunciou que será utilizada mão de obra proveniente do sistema prisional nas obras do Maracanã e do Arco Metropolitano.
Na plateia da cerimônia, que aconteceu no Palácio Guanabara, estavam presentes detentos que participam do programa. Atualmente, 400 presos trabalham na confecção de uniformes, em serviços de conservação e limpeza e no replantio de matas ciliares de rios do estado. Desde 2007, já passaram cerca de dois mil presos dos regimes aberto e semi-aberto pelo processo de qualificação e ingresso no mercado de trabalho. De acordo com Pezão, obras públicas devem ser utilizadas para dar oportunidades, como no caso do Maracanã e do Arco Metropolitano.
- Esse momento que o Rio de Janeiro vive, com obras, conquistas, com esse calendário de eventos, tem que ser aproveitado. Às vezes, os governantes até têm vontade de fazer, mas a economia não está bem e mal há empregos para as pessoas que estão fora do sistema prisional. Mas o Rio vive um momento diferente, especial, crescemos a taxas extraordinárias e temos que compartilhar e ajudar – disse o vice-governador.
Em um discurso emocionado, um dos participantes do programa de ressocialização, o ex-detento e atual funcionário da Cedae Luis Marques Júnior, contou a sua trajetória de sucesso.
- Estava no cárcere quando soube do convênio e me inscrevi pra participar. Comecei a trabalhar e fui sendo integrado de volta à sociedade. Nessa época, a Cedae abriu um concurso e havia vagas para a função que eu desempenhava. Fui muito apoiado por todos os meus colegas, estudei e passei. Sou uma prova viva de que o ser humano pode mudar – disse Russo, como é conhecido por seus colegas.
A cada três dias de trabalho, os detentos têm um dia de suas penas reduzidas. O governador Sérgio Cabral ressaltou a importância econômica de ações como esta.
- É uma felicidade ver um gesto do governo permitir a oportunidade para centenas de pessoas. Mas é um desafio para a sociedade, para os empregadores, empresas privadas e para o poder público. Com o exemplo da Cedae, a gente prova que o serviço melhorou, houve economia de recursos e, ao mesmo tempo, as pessoas tiveram oportunidade.
Nós temos dados que indicam que cerca de 4 mil apenados poderiam estar trabalhando em algum setor produtivo. Atualmente são 1.700, mas podemos ter mais. O próprio Estado pode cumprir isso, em suas obras, como também o setor privado. É um exemplo muito bom e eu saio daqui realmente feliz – disse o governador.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, destacou a quebra do preconceito como um dos principais resultados do programa.
- Essas pessoas que trabalham fazendo uniformes, na limpeza e em funções ambientais contribuem não só para suas ressocializações, mas também para a redução da criminalidade, já que quem participa do projeto não volta para o crime. É muito bom ver nos rostos dos familiares deles o olhar de felicidade – comemorou Victer.
Além da Secretaria de Administração Penitenciária (Fundação Santa Cabrini), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Ministério Público Estadual, a Secretaria do Ambiente, o RIOSOLIDARIO e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro são parceiros do projeto de ressocialização.