terça-feira, 22 de março de 2011

Primeiro ônibus BRT é apresentado

Agência Rio

O veículo que foi apresentado em 09/03/2011
Rio de Janeiro (Agência Rio) - O novo BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro, cujo veículo foi apresentado nesta terça-feira 09/03/2011, deverá reduzir o tempo de viagem em 1 hora entre Campo Grande e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Os ônibus articulados farão o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra, em um total de 56 quilômetros.
Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade e implantou o Bilhete Único Carioca. Os secretários da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira; de Transportes, Alexandre Sansão, e o de Obras, Alexandre Pinto da Silva, além do presidente do Rioônibus, Lélis Teixeira, acompanharam o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante a exibição do ônibus articulado.
Criado em Curitiba mas exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente, como acontece no transporte sobre trilhos. Por operar de forma troncal, os BRTs contribuem decisivamente para o reordenamento do sistema de transporte de uma cidade.
A apresentação do modelo do ônibus articulado foi feita no local onde ocorre abertura do Túnel da Grota Funda - uma das etapas mais importantes da implantação da TransOeste. As obras desse corredor de BRT que vai ter 56 km de extensão e ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande, orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.
A opção pelo transporte público é importante não só para melhorar os níveis de mobilidade urbana como a sustentabilidade dos grandes conglomerados urbanos. Uma pessoa sendo transportada por um automóvel, por exemplo, emite 17 vezes mais gases poluentes totais do que uma pessoa realizando a mesma viagem em um ônibus convencional. Quando comparamos com um ônibus articulado a relação é ainda maior. Uma pessoa realizando uma viagem dentro de um ônibus articulado emite o equivalente a 97% menos poluição do que uma pessoa que viaja de automóvel. Uma pessoa realizando uma viagem de motocicleta possui uma emissão 65 vezes maior do que a mesma pessoa que se desloca por um ônibus articulado.
O consumo de energia relativo por passageiro que se desloca em uma viagem de ônibus articulado é 92% menor do que o de um passageiro que se desloca por automóvel. É importante frisar que esses dados referem-se aos veículos atualmente comercializados no Brasil. No entanto, a partir de janeiro de 2012, todos os veículos articulados comercializados no país passarão a ter níveis de emissão ainda mais rígidos, quando entrarão em vigor os novos padrões nacionais de emissão de gases poluentes, o Euro V. Atualmente todos os ônibus articulados e ônibus convencionais atendem aos padrões Euro III. A redução dos níveis de emissão de gases com a entrada dos novos padrões Euro V em 2012 para os ônibus articulados será 50% ainda menor.



Leia a Biblia
(Salmos 40:1) - ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.




3 comentários:

  1. onibus articulados ideia muito boa que deve ser acompanhada com carretas tipo cegonha extensa levando cada uma 30 automoveis com seus motorista a avenida brasil seria um PARAISO muito obrigado pela atenção Ass.Osvaldo um Sofredor de 45 anos circulando pela AV BRASIL

    ResponderExcluir
  2. Os onibus articulados irão transitar pelas ruas do RJ como se fosse um trem, com paradas somente em estações e por uma faixa exclusiva para os articulados (BRT). Confira também http://blog-rodoviario.blogspot.com/2011/03/rio-de-janeiro-mobilidade-urbana-brt.html

    ResponderExcluir
  3. kd o ar condicionado ??? É brincadeira este país. A gente passa 9 meses no calor, e tem que engolir mais uma destas... Duvido que algum gringo vá utilizar isto.

    ResponderExcluir