segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Manter-se hidratado é essencial, também nas viagens


Walter Cordoni Filho recomenda a ingestão de dois litros de água por dia


Durante o verão e nos períodos de calor é preciso cuidar do corpo. Quando o motorista pega a estrada, às vezes se esquece de cuidados essenciais para se proteger. A pele, por exemplo, precisa de cuidados especiais mesmo quando não exposta diretamente aos raios solares.

A sensação de fadiga é outra consequência do calor. No entanto, “muitos sintomas que podem passar por um simples cansaço são, na verdade, sinais de que o corpo não está hidratado o suficiente”, adverte o médico pediatra Walter Cordoni Filho, especialista em Medicina do Trânsito. Uma simples sede pode parecer sem importância. Mas segundo Cordoni, “essa sensação significa que estamos 'trabalhando no vermelho' e o ideal é beber água aos poucos antes da sede chegar”. A solução é simples – basta ingerir líquidos e manter-se hidratado: “O recomendado é beber dois litros de água por dia”.

Essa recomendação se estende a quem viaja em veículos equipados com ar condicionado ligado. Como diminui a sensação de calor, dá a impressão de que a desidratação não ocorre. Mas, diz o médico, o ar que sai do aparelho “resseca as mucosas e ajuda a desidratar ainda mais rápido o corpo”. Cordoni dá uma dica: “A cada parada em postos de gasolina ou postos policiais – sempre em lugares seguros –, abra os vidros e as portas para o ar circular e ser renovado. Feito isso, siga viagem normalmente com o ar condicionado ligado”.

Estas dicas valem para pessoas de todas as idades, mas “as crianças e idosos merecem cuidados especiais. Ofereça água de hora em hora, pois assim não se corre o risco de haver uma desidratação indesejada em sua viagem”, afirma Cordoni.

 fonte: Giro das estradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário